9.4.07

Colónia




Fomos passar o fim de semana a Colónia.
Colónia (do alemão: Köln) é, em termos de população, a quarta maior cidade da Alemanha e a maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestfália. É um dos mais importantes portos fluviais alemães e considerada a capital econômica, cultural e histórica da Renânia. Com 973.878 habitantes (2004) é a 16ª maior cidade da União Européia.
Colônia é bem conhecida por sua cerveja, chamada de "Kölsch". Kölsch também é o dialeto de Colônia. É dito de forma jocosa que Kölsch é a única língua que se pode beber.
A viagem começou logo de forma menos simpática. A distância até lá não era muita, mas os bilhetes de comboio foram caríssimos, pagamos 80 euros. O comboio estava super cheio, conclusão quase não havia lugares, mas lá conseguimos sentar-nos. Há medida que o comboio ia parando e ia entrando mais gente, reparamos que havia muita gente a levantar-se e a ter de viajar de pé, eventualmente veio um casal ter comigo porque eu estava no lugar deles. Nós pensavamos que não havia lugares marcados, mas havia, quando se compra o bilhete eles não nos marcam lugar, nós é que temos de reservar, caso queiramos. Nós, tenrinhos, não sabiamos, mas o bonito veio depois, quanod me levantei fui procurar outro lugar e qual não é o meu espanto quando vejo que havia imensa gente a viajar sentada no chão do comboio, qual terceiro mundo, a situação era tão má que tive de andar para trás e para a frente à procura de um lugar no chão!!! Tive de viajar uma hora inteirinha sentada no raio do chão do comboio depois de ter pago 80 euros, fiquei fula.
Quando finalmente chegamos a Colónia fomos logo à estação ver se descobriamos como é que se fazia a tal reserva. foi bastante fácil, mas ficamos de boca aberta quando a senhora da bilheteira nos disse que tinhamos de pagar mais 7 euros para podermos reservar lugares. Ou seja, bilhetes com preços astronómicos que só nos dão direito a viajar no chão, se quisermos viajar sentados (o luxo!), temos de pagar mais 7 euros para além do preço normal. Acho péssimo, depois têm todos a mania que são muito avançados.
Mas pronto, a partir daqui as coisas melhoraram. A cidade é muito bonita, com um centro histórico bem catita e cheia de turismo. Fiquei espantada com a quantidade de gente que por ali andava a passear ou, pura e simplesmente, deitada na relva a beber cerveja. Havia garrafas por todo o lado.
Confirmei o mito de que os alemães não falam inglês, a maior parte falava muito mal ou não falava mesmo, a televisão deles é terrivel, com tudo dobrado em alemão, o R. e eu até tivemos direito a ver o Senhor dos Anéis versão germânica.
No entanto, adorei a viagem, adorei passear, ir a um país tão perto, mas tão diferente, ver coisas novas, expeirmentar diferentes sabores. A comida deles é um bocado esquisita, uma das noites serviram-me uma maravilhosa especialidade que consistia num bocado de carne picada completamente crua. Como é óbvio não comi e os senhores foram simpáticos e resolveram tentar cozinhar aquilo, depois trouxeram um hamburger torradinho por fora e cru por dentro, mas aí tive mesmo de comer, para não fazer a desfeita.
E fartámo-nos de ver igrejas, acho que cidade tem cerca de 250 igrejas, algumas bem bonitas.
É uma cidade muito dinâmica, mas surpreendeu-nos a quantidade de gente punk que existe por lá, punk is not dead yet, pelo menos na Alemanha, havia com cada esquisito.