19.3.07

Fim de Semana em Cheio


Na sexta feira fomos ver o filme Uma Verdade Inconveniente. Por iniciativa não sei de quem resolveram passar o documentário em todo o país, de graça, durante um mês para quem o quiser ver. Já há imenso tempo que queria ver o filme, por isso não podia deixar de aproveitar esta excelente oportunidade. Deviam passar o documentário de graça em todo o lado, fala-se muito do aquecimento global, mas acho que nos escapam sempre os verdadeiros pormenores e a ideia de que só vai haver problemas daqui a muitos anos pode não ser tão verdadeira assim. Gostei do filme, não é demasiado alarmista, refere factos e estudos e claro que faz previsões do que pode acontecer, mas não achei exagerado. Claro que tem alguma propaganda política contra o actual governo dos USA, mas é merecida. Acho que deve ser visto, a mim deixou-me preocupada, confesso.
No sábado, depois da habitual ida ao mercado para fazer as compras para a semana, decidimos ir a Amesterdão para ver o jogo Sporting-Porto, sim eu fui ver futebol, na associação portuguesa Os Lusitanos e para ir a uma festa de amigos dos nosso amigos que vivem lá.
É verdade que não gosto de futebol, mas ver numa associação portuguesa no meio de Amesterdão é engraçado. A associação fica situada numa rua escura e pouco movimentada, aliás uma pessoa quando lá chega nem dá por ela, porque a porta está sempre fechada e não há janelas. Mas entra-se lá dentro e de repente é um mundo diferente, parece um bairro português normal. Já dizia um professor meu que "os portugueses mais portugueses vivem fora de Portugal".
A festa a seguir foi engraçada. Era uma festa de arquitectos e de portugueses, sendo que toda a gente era arquitecto e a maior parte eram portugueses. A festa foi dada por um rapaz que trabalha com a nossa amiga e que tirou o curso no Porto. O tema era Flower Power, mas só mesmo os donos de casa é que andavam vestidos com roupa dos anos 70. No entanto, a festa durou pouco, porque por volta das 2.00 da manhã, quando aquilo começava a animar, apareceu a polícia e achámos por bem terminar a festa e ir todos para casa.
No domingo levantámo-nos tarde e a más horas e comemos pão português (!!!) ao pequeno almoço, sim porque a nossa amiga tem a sorte de viver em cima de uma mercearia portuguesa, demos uma volta por Amesterdão e voltámos para a província. Mas ao menos trouxemos nestum, manteiga mimosa, pão e chouriço para casa.