A problemática dos guardanapos vs a delicadeza dos empregados de mesa
Em conversas com outros portugueses que vivem por aqui temo-nos vindo a aperceber que os holandeses não são grandes fãs de guardanapos. Claro que não serão todos, mas a maior parte passe bem sem eles. No atelier onde trabalho costumamos almoçar todos juntos à quinta feira, sandes, claro está. E eu acho muito estranho que não haja um que use guardanado, estão ali a comer as sandes com as mãos, pegam nos tomates, no queijo, nos molhos, levam os copos à boca e guardanapos nada. Eu lá vou usando, mas os guardanapos lá do atelier estão a acabar e nem sei se eles vão comprar mais, já surpreendente que os haja, visto que não vejo mais ninguém usá-los.
Outro assunto interessante é o facto de serviço de mesa em grande parte dos restaurantes e bares ser péssimo. Hoje fomos a uma esplanada ao fim do dia, porque o tempo estava muito agradável. A rapariga que trabalhava no bar veio saber o que queriamos e o R. pediu um Ice Tea e o J. uma cerveja, ela lá apontou e foi-se embora, antipática como o raio. Quando voltou, a burra trouxe-nos 3 Ice Teas e quando lhe dissemos que não era aquilo que tinhamos pedido, a anormal da gaja disse arrogantemente que o R. tinha pedido 3 Ice Teas. E foi-se embora. E já não é a primeira vez que situações destas nos acontecem, em que o engano é deles e ainda culpam os clientes. É uma falta de educação do pior, enganos acontecem, mas caramba, não se culpa o cliente.
Outro assunto interessante é o facto de serviço de mesa em grande parte dos restaurantes e bares ser péssimo. Hoje fomos a uma esplanada ao fim do dia, porque o tempo estava muito agradável. A rapariga que trabalhava no bar veio saber o que queriamos e o R. pediu um Ice Tea e o J. uma cerveja, ela lá apontou e foi-se embora, antipática como o raio. Quando voltou, a burra trouxe-nos 3 Ice Teas e quando lhe dissemos que não era aquilo que tinhamos pedido, a anormal da gaja disse arrogantemente que o R. tinha pedido 3 Ice Teas. E foi-se embora. E já não é a primeira vez que situações destas nos acontecem, em que o engano é deles e ainda culpam os clientes. É uma falta de educação do pior, enganos acontecem, mas caramba, não se culpa o cliente.
7 Comments:
é fácil quando estamos em Portugal termos a noção que tudo o que é lá fora, é perfeito...
mas a verdade é que uma situação dessas era impensável em Portugal!
Exacto, e pensamos nos que somos atrasados.
são uma cambada de matarruanos estes Holandeses....só se safam algumas cachopas :)(agora é só dizer babuseiras...descobri um admiravel mundo novo com os blogs!)
Agora e que vai ser escrever!!!
Viva o bom serviço às mesas!
Podes crer!
Curioso que, de entre outras coisas peculiares na cultura holandesa, o acto de limpar a beiça às mangas é bastante comum. E se acham o atendimento na restauração mau, nem queiram saber o nível de higiene que se practica em algures bares quando se lava um mero copo... Fora estes pormenores, a Holanda prima pela mentalidade. Aprende-se bastante :) Continuação de boa diáspora! Rui M.
Enviar um comentário
<< Home