12.3.07

A problemática dos guardanapos vs a delicadeza dos empregados de mesa

Em conversas com outros portugueses que vivem por aqui temo-nos vindo a aperceber que os holandeses não são grandes fãs de guardanapos. Claro que não serão todos, mas a maior parte passe bem sem eles. No atelier onde trabalho costumamos almoçar todos juntos à quinta feira, sandes, claro está. E eu acho muito estranho que não haja um que use guardanado, estão ali a comer as sandes com as mãos, pegam nos tomates, no queijo, nos molhos, levam os copos à boca e guardanapos nada. Eu lá vou usando, mas os guardanapos lá do atelier estão a acabar e nem sei se eles vão comprar mais, já surpreendente que os haja, visto que não vejo mais ninguém usá-los.

Outro assunto interessante é o facto de serviço de mesa em grande parte dos restaurantes e bares ser péssimo. Hoje fomos a uma esplanada ao fim do dia, porque o tempo estava muito agradável. A rapariga que trabalhava no bar veio saber o que queriamos e o R. pediu um Ice Tea e o J. uma cerveja, ela lá apontou e foi-se embora, antipática como o raio. Quando voltou, a burra trouxe-nos 3 Ice Teas e quando lhe dissemos que não era aquilo que tinhamos pedido, a anormal da gaja disse arrogantemente que o R. tinha pedido 3 Ice Teas. E foi-se embora. E já não é a primeira vez que situações destas nos acontecem, em que o engano é deles e ainda culpam os clientes. É uma falta de educação do pior, enganos acontecem, mas caramba, não se culpa o cliente.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é fácil quando estamos em Portugal termos a noção que tudo o que é lá fora, é perfeito...

mas a verdade é que uma situação dessas era impensável em Portugal!

13/3/07 07:22  
Blogger Dama do Oriente said...

Exacto, e pensamos nos que somos atrasados.

13/3/07 12:09  
Blogger canson said...

são uma cambada de matarruanos estes Holandeses....só se safam algumas cachopas :)(agora é só dizer babuseiras...descobri um admiravel mundo novo com os blogs!)

13/3/07 21:36  
Blogger Dama do Oriente said...

Agora e que vai ser escrever!!!

14/3/07 08:26  
Anonymous Anónimo said...

Viva o bom serviço às mesas!

14/3/07 19:18  
Blogger Dama do Oriente said...

Podes crer!

14/3/07 20:42  
Anonymous Anónimo said...

Curioso que, de entre outras coisas peculiares na cultura holandesa, o acto de limpar a beiça às mangas é bastante comum. E se acham o atendimento na restauração mau, nem queiram saber o nível de higiene que se practica em algures bares quando se lava um mero copo... Fora estes pormenores, a Holanda prima pela mentalidade. Aprende-se bastante :) Continuação de boa diáspora! Rui M.

3/4/07 12:56  

Enviar um comentário

<< Home