23.4.07

Holanda

Mito 1
Os Holandeses sao muito liberais e abertos.

Pois, nao e bem. E verdade que a prostituicao e legal e que se vende droga nos coffeshops, no entanto a maior parte das pessoas com quem tenho falado e contra as duas coisas. Como em todos os paises ha pessoas com uma mentalidade mais aberta, mas no geral nao sinto essa aura de "liberdade" que tanto se fala, pelo menos fora de amesterdao.


Mito 2
A Holanda e a loucura

Seguem muito as regras (o que nao e mau), sao incapazes de as contornar, mesmo que sejam estupidas ou nao facam sentido. Olham de lado para quem fala alto na rua ou nos transportes e sentem-se incomodados com pequenas coisas que a nos nos parecem normais.


Mito 3
A Holanda e um pais muito mais avancado que PT

Epah, nao e sim. Nao e mais avancado em tecnologia, os bancos e o multibanco dao do de tao basicos que sao, as lojas fecham muito cedo, nao ha um supermercado aberto a um domingo, a comida nao e grande coisa, o servico de mesa tambem nao, as vezes sinto uma falta de identidade cultural, de raizes, nas lojas pegam no pao e nos bolos com as maos. Mas, sao avancados onde conta, o trabalhador e respeitado, tem o seu horario e nao e mal visto se nao ficar horas extra, as pessoas tem o direito a ter vida depois do trabalho, ganha-se bem, ha a possiblidade de trabalhar 4 dias por semana e ainda ter um ordenado bom, ha subsidios para filhos, para estudar, toda a gente tem reforma. Aqui ha qualidade de vida, isso nao se pode discutir.


Mito 4
A Arquitectura Holandesa e espectacular

Claro que e impossivel generalizar, mas salvo excepcoes, nao e, e diferente da nossa, mas e normal. Ha projectos muito interessantes e e verdade que eles gozam de uma liberdade que nao me parece que haja em portugal.
No outro dia li um artigo numa revista que dizia que estava a nascer um novo estilo de arquitectura na Holanda chamado "unspectacular". Referia-se aos muitos edificios quadradinhos de tijodo de que eles tanto gostam. Isto e como em todo o lado, ha escritorios muito bons que tentam inovar e outros que se prendem a forma mais simples.
No entanto, nao nego que aqui ha obras muito boas, mas nao sao a maioria.

1 Comments:

Blogger Flavia Leite said...

Ola, achei seu blog vagando em outros blogs e adorei! Eu passei umas ferias em Utrecht com meu marido e gostei tanto que quero muito morar la! Sou uma brasileira que mora me Roma, atualmente, e coloquei na cabeça que quero viver la por uns tempos! Adorei ler algumas coisinhas sobre o lugar no seu blog! Se puder... poderia me responder se é facil achar um trabalho por la? Bjs e obrigada

2/11/07 11:36  

Enviar um comentário

<< Home